quarta-feira, 16 de março de 2011

Análise de primeiridade de um site

Hoje tenho a missão de analisar um site através da impressão imediata que ele me transmite. Uma missão não tão fácil, uma vez que essa imediatez é impossível de ser transmitida em palavras, já que ela vem a todo momento e se esvai da mesma forma, se trasmutando sempre. Vou tentar fazer essa análise tentando não teorizar nada, só trabalhando como cores, contraste, som e forma causam uma sensação em mim. Uma vez que essa teorização de algo já estaria numa avaliação de Secundidade ou até mesmo de Terceiridade. Entretanto, se necessário vou permitir-me o uso de metáforas.

Pois bem, comecemos. Busquei enormemente um site diferenciado na internet, que se preocupasse não com menus, tabelas ou grids, mas sim com seu visual e na sensação que ele transmite. Depois de uma longa jornada fragmentada encontrei um que se diferenciou dos outros, tanto em visual quanto em navegação a ponto de chamar minha atenção e se tornar minha escolha. O referido site é Hello Sour Sally! e recomendo a visita.

A primeira vista, algo que se mostra ao centro chama minha atenção, uma espécie de curva no tom cinza escuro sobre um fundo branco. Em seguida, ao topo e abaixo surgem formas no mesmo tom que delimitam ainda mais minha visão para aquilo que está ao centro, tenho a sensação de algo me será apresentado.

A curva vai se afastando rapidamente de mim e vejo algo que me remete ao rosto de um semelhante meu, sei que não é, mas algo nela me causa uma certa identificação e até uma empatia. É como se eu a conhecesse.

Um som é tocado com sua aparição, ela parece estar feliz. A sonoridade me lembra desenhos animados e de alguma forma doces, talvez porque se assemelhe a músicas de carros de sorvete dos desenhos, mas é um som tenro e compassado, tem um certo ritmo de valsa. É como se eu estivesse num carrosel, num parque de diversões comendo algodão doce rosa, num mundo de fantasia.

Agora, a garotinha fica muito pequena na tela e um mundo inteiro me é apresentado.
Vejo um imenso doce no centro da tela. As matizes, os contrastes das cores, as formas e o tamanho deste doce fazem meu olhar se focar somente nele, esvaindo algumas vezes para observar outras coisas que se movimentam. Vejo uma forma amarela passando pela tela, ela parece voar, me parece ser um pato. Vejo círculos voadores também. A música continua eternamente e me hipnotiza a ficar naquele mundo de alguma forma.


Cliquei em algo e a menina ganhou um círculo voador. Agora ela também voa. O mundo é maior do que me parecia antes. Uma série de formas que se movimentam giram, me chamam atenção. O contraste com o fundo inespressivo e a vibração de suas cores devem ser o motivo.

Após algum tempo, essa música, antes hipnótica, passa a ser enjoativa. Me cansei do site, acho que vou sair deste mundo colorido.

Bem, eu tentei. Realmente é muito difícil fazer uma análise, se baseando apenas em formas, cores, sons e matizes. Sem se usar de termos como menina, pato, balões. Enfim, creio que consegui passar um pouco de minha impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário